
Clínica Médica
Acupuntura
Artes Corporais Chinesas
______
Cursos e Vivências
Culinária Médica Cotidiana
Cuidados Paliativos
IVANA ABDO MARTINS
Sou médica pela UFMG há mais de 40 anos e, cada vez mais, o que me encanta na medicina é a possibilidade de além de cuidar, difundir ideias e ideais sobre saúde.
A clínica médica se dá através de uma escuta ativa sobre o contexto de vida da pessoa: de onde vem, com quem vive, com o que trabalha, como dorme, como se alimenta. A prosa seguida do exame físico conduz ao diagnóstico que é sempre dinâmico, pois na medida em que o paciente participa do plano de cuidados, muitas transformações são possíveis. É possível resgatar a saúde com mudanças muitas vezes simples no estilo de vida.
Para mim, a arte de cuidar se mistura com a ciência, e é preciso partilhar com os pacientes os riscos e benefícios de qualquer que seja a intervenção médica. A medicina deve ser baseada em evidências e melhores práticas, e para isso acompanho de perto o movimento Choosing Wisely, que estuda critérios em que “menos é mais”.
Minha trajetória profissional sempre esteve alinhada com minha vida pessoal, de modo que muitas escolhas se deram após eu encontrar respostas para minhas próprias questões de saúde. Foi assim que, aos poucos, inseri na abordagem médica conceitos e propostas da acupuntura, práticas corporais chinesas, respiração holotrópica e educação somática proposta pelo Método Feldenkrais.
A prática de 40 anos de cuidado em ambiente hospitalar e domiciliar me trouxe experiência no manejo de dores e desconfortos que me aproximaram dos cuidados paliativos. Além disso, meu próprio envelhecimento me coloca também em contato com o tema da finitude, da morte e do morrer. Tornei-me também doula de fim de vida, ativista pela morte digna e além da clínica desenvolvo projetos de sensibilização através de jantares, cafés e sessões de cinema temáticos.

